segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Panthéon de Paris foi construído no século XVIII como igreja dedicada à santa protetora da cidade, Sainte Geneviève. Durante a Revolução Francesa, porém, muitos edifícios eclesiásticos foram tomados da Igreja e secularizados. Em outras postagens mencionarei também religiosos e religiosas perseguidos e mortos durante o período mais violento da Revolução. Não foi diferente com o Panthéon, que de igreja passou a monumento em honra das grandes personalidades da França, uma espécie de tumba de grandes artistas, políticos e cientistas franceses. Daí encontrarmos ali uma curiosa mistura de símbolos religiosos cristãos e civis em honra da pátria e nação francesa.

O edifício em estilo neo-clássico é muito bonito. O interior me chamou muita a atenção, decorado com pinturas mostrando cenas da vida de Sainte Geneviève, mas também com esculturas sobre temas seculares!

O edifício, em forma de cruz, possui uma cúpula imensa em seu ponto central (foto). Bem no meio da cúpula existe um afresco, pouco visível nesta foto, a Apoteose de Sainte Geneviève.

Mais uma reminiscência do período em que o Panthéon constituía uma igreja. Muitos turistas talvez não cheguem a ver bem esta imagem, pois bem abaixodela existe uma gigantesca pintura de uma batalha, representação que domina esta área do edifício. O Panthéon é para mim o retrato da França hoje, raízes profundas na religião cristã, mas ativamente secularizada, deliberadamente descristianizada. As reminiscências da religião, porém, reemergem de quando em quando para incomodar a laicidade da cultura francesa atual.


Um comentário:

  1. Fala, Léo!!!
    Cara, quanto tempo, hein? Vai fazer exatos 10 anos que não nos vemos... E a vida, como caminha? Vejo que estás morando em Roma - nada mal! -, creio que para aprofundar seus estudos nos mistérios do Criador - e, de quebra, padecer com essa sofrível gastronomia italiana e o acervo cultural pífio da terra de Michelangelo. Pô, se soubesse, poderíamos ter nos encontrado por aí, já que passei 5 dias em Roma em abril do ano passado. Pena...
    E quer dizer que andas trocando ideias até com o Papa?! Quando tiver um novo lero com Sua Santidade, peça por minha fé: ela bem que precisa de um empurrão espiritual...
    E no mais, tudo bem?
    Estou morando no Rio, já faz 8 anos. Me radiquei por aqui, devo admitir. Deixei-me render pela beleza e sedução cariocas - e tento esquecer os inconvenientes.
    Tens contato com outros de nossos colegas daquele tempo? O Renato e até a Cecília também estão boiando no facebook. Quem sabe não ocorra uma comemoração pelos nossos 10 anos de formados, que se completarão em abril?
    Saudades, sô! Mande notícias.
    E a benção, please.

    ResponderExcluir